Segunda-feira, 25 de Abril de 2011

Liga Europa: uma bonita história mas com final feliz?

 

O futebol português está de parabéns.

 

FC Porto, Braga e Benfica merecem a presença nestas meias-finais pois em todas as eliminatórias foram superiores aos seus adversários. Apesar disso é preciso separar a campanha das três equipas, por sinal bem diferentes.

 

O Porto de Villas Boas iniciou a sua caminhada ainda na fase de grupos e desde daí que tem demonstrado uma superioridade incontestável em todos os jogos. Nem mesmo a má sorte no sorteio (falo de Sevilla e CSKA) impediu a equipa de ultrapassar os obstáculos com relativa facilidade.

 

Este Porto é a meu ver uma das cinco melhores equipas da Europa actualmente.

 

O futebol de posse introduzido pelo seu treinador juntamente com o talento e capacidade de decisão de Hulk e Falcão constituem uma mistura avassaladora.

 

Por isso não é com surpresa que vejo os media de Espanha a atribuir o favoritismo aos portistas, o valor do Porto é também reconhecido lá fora e o Villarreal tem a noção que vai defrontar uma equipa de topo.

Já perspectivando a meia-final penso que o Porto é favorito sobretudo porque é uma equipa mais sólida. O Villarreal apresenta um modelo de jogo idêntico ao do Benfica, mais ofensivo e atractivo mas que por vezes apresenta-se pouco equilibrado e tal erro é fatal contra o Porto.

 

É necessária especial atenção para jogadores como Rossi, Cazorla, Cani, Borja Valero e também o brasileiro Nilmar.

 

Em termos percentuais colocaria, FC Porto 57% - Villareal 43%.

 

Do outro lado do quadro temos uma disputa histórica, entre portugueses e com portugueses como protagonistas. Quer Jesus como Domingos são os grandes responsáveis pela presença das suas equipas nesta fase. Muitos benfiquistas questionarão a época de Jesus mas penso que não deve ser retirado o seu mérito.

 

 

Os encarnados chegam a este desafio em estado depressivo mas isso não significa que tenham a eliminatória perdida. A eliminação na Taça de Portugal provocou estragos a nível emocional e dado o que o foi o 2ºtempo na final da Taça da Liga poderá dizer-se que o fisico também não está muito melhor.

 

Contudo está aqui a oportunidade de redenção.

 

As lesões de Salvio e Gaitan trazem problemas mas por outro lado podem conferir mais consistência. Jesus terá que retirar o melhor dos seus jogadores nestes dois jogos, e quando digo isto penso sobretudo em Aimar e Saviola. Os argentinos têm andado longe das melhores exibições.

 

Para não falar da seca de golos de Cardozo nos últimos meses..

 

Já o Braga ao contrário do Benfica chega a esta decisão no melhor momento da época, à cerca de dois meses que não perde e a confiança na turma minhota está em alta.

 

Os bracarenses são de longe a equipa menos exuberante mas são talvez a mais disciplinada em termos tácticos. 

 

Como comprova o facto de apenas ter sofrido dois golos nesta prova, após ter encontrado Liverpool e Dinamo de Kiev.

 

Domingos não deverá fugir da sua estratégia habitual, entregar as rédeas do jogo ao adversário e explorar a velocidade de Alan e Lima em transições rápidas.

 

Será com certeza um confronto com muitos nervos à mistura e que muito provavelmente apenas será resolvido na "Pedreira".

 

O Benfica em condições normais partiria com favoritismo mas face ao momento das equipas não consigo vislumbrar nenhuma vantagem. 

 

Previsão: Benfica 50% - Braga 50%

 

Uma Liga Europa que tem tudo para ser perfeita para o futebol português, apenas o Villarreal e também os adeptos dos nossos clubes podem impedir isso.

 

É fundamental que os nossos dirigentes apelem contra a violência e demonstrem através do fair-play aquilo que deverá passar-se nas bancadas , sobretudo se tivermos o Clássico na final.

 

Porto e Benfica são rivais e sempre serão mas deverão deixar tudo isso de lado caso se encontrem em Dublin.

 

Acima de tudo que sejam grandes espectáculos de futebol e que consagre uma equipa portuguesa numa final 100% lusitana.

publicado por A.S às 23:03
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds