Terça-feira, 23 de Agosto de 2011

Portugal sub-20, de perfeitos desconhecidos a heróis nacionais

 

É de facto antagónico o tratamento dado a esta jovem selecção antes e depois do campeonato  do Mundo de sub-20. Ao inicio existia quem a criticasse e quem a ignorasse e agora vendem-se elogios à sua prestação.

 

Certamente que a primeira atitude dos media e do público em geral ajudou e muito à motivação da equipa.

 

Sabia-se que esta geração não tinha muito talento mas desde do primeiro jogo com o Uruguai foi perceptível que esta era uma equipa organizada e lutadora.

 

Analisando toda a campanha portuguesa é válido afirmar que Portugal tinha sido um justo campeão mas sem facciosismos o Brasil também o foi.

 

A equipa de Ilídio Vale foi esticada até ao limite quer em termos futebolísticos,  psicológicos e físicos e talvez por isso tenha nutrido tanto carinho pelos portugueses.

 

Quanto a destaques vão sobretudo para quatro homens, o seleccionador Ilídio Vale, o guarda-redes Mika, o médio Danilo e o avançado Nélson Oliveira.

 

O seleccionador pois potencializou as qualidades dos seus jogadores mas procurou sempre centra-las num âmbito colectivo.

 

 

Mika porque foi de longe o melhor guarda-redes do torneio e deu indicações que nos próximos anos pode mesmo constituir-se como titular da selecção A.

 

 

Danilo provou que é um excelente médio defensivo, foi preponderante em todos os jogos e as partidas em que a baliza portuguesa ficou inviolável muito devem ao trabalho desenvolvido por este rapaz nascido na Guiné Bissau.

 

 

Por fim Nélson Oliveira porque é o jogador com mais recursos de toda a equipa, constituiu-se como o jogador de referência do ataque e mais importante que tudo isso foi goleador ao apontar quatro golos.

 

 

É portanto justo este reconhecimento na chegada da selecção a Portugal, numa perspectiva é até descabida devido à pouca atenção dos portugueses durante a prova mas o feito dos jogadores é de tal forma grande que a recepção não podia ser outra.

 

Agora o mais importante será então  olhar para o futuro e o que se avizinha não é fácil para todos estes jovens.

 

Sabe-se a invasão de jogadores estrangeiros que o nosso futebol atravessa e nesse sentido as próximas épocas serão decisivas no que concerne às suas carreiras.

 

A grande maioria não conseguirá permanecer num clube de top mas acredito que sairão daqui uma mão cheia de jogadores que atingirá um alto nível e o consequente sucesso.

 

E só não serão mais por factores que extrapolam as suas qualidades futebolisticas mas pronto isso são contas de um outro rosário...

publicado por A.S às 21:44
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds