Sexta-feira, 21 de Outubro de 2011

Em Munique há futebol total

 

Completados que estão três meses de competição nesta época e fazendo uma análise aos principais campeonatos europeus e também às provas europeias, acabo por tirar uma conclusão importante.  A melhor equipa europeia da presente época,  até à data, é sem duvida o Bayern Munique.

 

Depois de uma temporada 2010/2011 decepcionante, terceiro lugar na Bundesliga e eliminação nos oitavos da Champions, a turma da Baviera procurou rectificar algumas lacunas do seu plantel. O sector mais débil era sem dúvida a defesa e nesse capitulo o mais valioso dos jogadores foi contratado, Manuel Neuer. O jovem alemão é a meu ver o melhor guarda-redes do mundo e os responsáveis do Bayern também terão pensado assim quando não hesitaram em despender 22 milhões de euros pelo seu passe.

 

A verdade é que este valor não me surpreende.

 

Um jogador só é caro quando o dinheiro gasto não corresponde a nível desportivo e neste caso tenho a certeza que corresponderá.

 

 

Além de Neuer também chegou Jerome Boateng e Rafinha. Boateng é um defesa polivalente que tem actuado sobretudo na lateral direita, concentra-se sobretudo nas acções defensivas e desta forma permite que Philipp Lahm seja mais ofensivo do lado oposto.

 

Já Rafinha é um defesa lateral tipicamente brasileiro, forte a atacar mas por vezes inseguro a defender.

 

Além de Neuer, Lahm, Boateng e Rafinha é justo referir o nome de Badstuber, jogador que surge com mais experiência e que se consolida como um dos defesas mais promissores do futebol europeu.

 

Do meio campo para a frente a estrutura mantém-se. A qualidade já existia nas épocas anteriores e este ano aparece mais eficaz que nunca.

 

Schweinsteiger  assume-se como um médio centro de top, Muller continua a conciliar talento e intensidade de uma forma perfeita, Ribery parece redescobrir o seu talento e o ponta de lança Mario Gomez é definitivamente uma máquina de fazer golos.

 

 

Se acrescentarmos a tudo isto um emergente Toni Kroos e o "homem de cristal" Arjen Robben, perfaz-se um elenco com legitimas aspirações a conquistar tudo.

 

Heynckes constrói a sua equipa em redor de um sistema 4-2-3-1 mas este esquema dos bávaros é tudo menos estático. Os jogadores estão em constante movimento, e quando falo em movimento refiro-me a movimento organizado.

 

As chegadas de Kroos desde detrás, as diagoniais de Muller e os raides de Ribery são movimentos que respeitam o jogo colectivo da equipa.

 

O futebol praticado por este Bayern é de facto uma bênção para qualquer amante de futebol.

 

Até ao momento os números impressionam, na Bundesliga liderança isolada com apenas um golo sofrido e na Champions qualificação quase assegurada num grupo dificílimo com Manchester City, Nápoles e Villarreal como adversários.

 

Atendendo que a final desta edição da Champions será realizada no seu estádio, na Allianz Arena, arrisco que este Bayern é um dos favoritos para sagrar-se campeão europeu.

 

Barcelona e Real têm provavelmente mais argumentos no entanto este Bayern num dia sim pode vencer qualquer equipa. 

 

Existe a tendência de comparar o Barça à selecção espanhola e nesse sentido também penso que é possível traçar uma comparação entre este Bayern e a actual selecção alemã. O modelo de jogo é muito semelhante , futebol de transições apuradas e construção de jogo através do passe simples e também desmarcações constantes.

 

Sugiro portanto que sigam com atenção este Bayern, neste fim de semana os bavaros tem uma deslocação difícil a Hannover e este será com certeza um jogo interessante de assistir e verificar o poderio deste gigante germânico.

publicado por A.S às 21:00
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds