Terça-feira, 25 de Outubro de 2011

Cristiano nunca será consensual

http://u.goal.com/148800/148819hp2.jpg

O artigo que apresento é da autoria do jornalista brasileiro André Baibich e é retirado do site Goal.com. O artigo aborda a imagem de Cristiano Ronaldo aos olhos dos brasileiros e a teoria que prevalece no Brasil que o nosso Cristiano é sobretudo um produto de marketing.

"O país das opiniões mal informadas

 

Analistas mostram desconhecimento ao rotular jogadores baseados somente em suas atuações em Copas do Mundo

 

Por André Baibich

 

A ESPN Brasil transmitia a partida entre Real Madrid e Lyon, pela Champions League, e o narrador João Palomino leu um email de um telespectador, falando sobre como Cristiano Ronaldo é subvalorizado no Brasil. Finalmente, alguém havia acertado o dedo na ferida.

Há cada quatro anos, durante a Copa do Mundo, uma tropa de comentaristas mal informados e boa parte da opinião pública senta para analisar jogadores que eles só veem esporadicamente em seus clubes. É no Mundial que eles tiram suas conclusões apressadas sobre alguns dos melhores do mundo.

Foi assim que Cristiano Ronaldo foi rotulado por muitos como uma farsa, por causa de sua última Copa do Mundo. Quem não o acompanhava no Real Madrid e, antes, no Manchester United, assistiu às suas quatro atuações decepcionantes na África do Sul e decretou que o português era puro marketing.

 

Entendo um torcedor comum que utilize a Copa do Mundo para chegar a essas conclusões. Os times europeus não são tão populares no Brasil a ponto de terem um acompanhamento detido da maioria dos apreciadores de futebol. O que pode ser considerado como inadmissível é um profissional pago justamente para se informar e seguir jogadores pelo mundo, vender uma das maiores estrelas atuais do esporte como algúem sem valor algum.

O processo de avaliação de um jogador é subjetivo e demora tempo, além de mudar sempre que o próprio jogador apresentar evoluções ou quedas de rendimento. Não dá para tirar conclusões sobre uma equipe ou um atleta se eles não forem analisados 30, 40, 50 vezes. 

Enquanto boa parte de nossa imprensa não abrir os olhos para o futebol europeu e seguir ridicularizando o status de certos jogadores sem apreciar os fatores que construiram essa imagem positiva, continuaremos a arrotar opiniões definitivas sem qualquer base em uma análise que leve em conta uma amostra maior do que a curta Copa do Mundo."

 

O jornalista crtica este errado julgamento dos brasilerios mas a verdade é que esta mesma teoria continua a prevalecer também na Europa. Existe de facto um grupo de "opinadores" que tenta desvirtuar as qualidades futebolisticas do português.

 

É possível que a atitude mais convencia que por vezes Cristiano adopta não ajude a sua imagem, no entanto algo que nunca pode ser questionado é a sua qualidade dentro de campo. Aquilo que Cristiano fez em Manchester e também já fez em Madrid é algo de genial.

 

Contudo esta parece ser a sina de CR7, a sua figura será para sempre uma presença assidua nas discussões entre adeptos do desporto rei.

publicado por A.S às 02:06
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds