Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2011

Jogos grandes do fim de semana: 'El Clássico', o reencontro nos Barreiros e o confronto Villas-Boas - Mancini

 

Existe naturalemente um jogo que atrai todas as atenções neste fim-de-semana, o jogo entre as duas melhores equipas do mundo na actualidade, o sempre escaldante Real Madrid - Barcelona.

 

Espanha ferve por estes dias, a tensão é alta e mais do que nunca esta rivalidade interessa a toda o mundo futebolistico. O Barça de Guardiola já é uma equipa de referência neste desporto e neste momento enfrenta a maior das ameaças com o Real de Mourinho e Ronaldo.  

 

Com a vantagem pontual adquirida pelos merengues, quem tem mais a perder neste jogo são os catalães. Uma vitória do Real criava já uma distância considerável entre os dois rivais, e em termos psicológicos Mourinho certamente aproveitaria essa vitória para embalar para o título.

 

Contudo acho que o Barça vai responder a grande nível no Bernabéu, os jogadores estão com o orgulho ferido e este factor em nada favorece a missão dos"madridistas".

 

Em termos tácticos existem três grandes dúvidas.

 

No Real, as dúvidas se teremos um "trivote" (Lass, Xabi Alonso, Khedira) ou um 4-2-3-1 com Ozil, e a outra quanto ao posicionamento da equipa. 

 

Mourinho em principio optará por um pressing mais alto, como fez na Supertaça no íncio da época, no entanto há sempre a possibilidade de o Real baixar as linhas e entregar a bola ao adversário. Sinceramente acredito mais na primeira opção.

 

No Barça a dúvida que resta é quanto ao número de defesas, será que Guardiola mantém a aposta na linha de três, ou será que não arrisca e volta a utilizar o tradicional 4-3-3.

 

Aqui parece-me prudente que Pep use uma linha de quatro, no Mestalla contra uma equipa de alto nível o Barça arriscou o 3-4-3 e deu-se mal.

 

Um grande espectáculo em perspectiva, e em que apostar num resultado é uma tarefa no minimo ingrata. 

 

 

Por cá o prato forte é o Marítimo-Benfica nos Barreiros. Depois da partida da Taça, a equipa de Jesus está sobre aviso e as dificuldades voltarão com certeza a ser muitas.

 

O Marítimo de Pedro Martins é competente em todos os momentos do jogo e se Baba e Sami estiverem inspirados a surpresa pode repetir-se.

 

 

Em Inglaterra, o jogo grande é só na segunda-feira. O invencível Man.City desloca-se a Stamford Bridge para enfrentar um Chelsea motivado depois das importantes vitórias contra Newcastle e Valência.

 

A equipa de Villas-Boas tem perdido os clássicos internos e nessa perspectiva será interessante verificar como os Blues respondem.

 

No jogo da Champions a meio da semana, o treinador português abdicou da filosofia de posse para garantir a qualificação e é bem possível que volte a fazê-lo contra os milionários de Manchester.

 

 

Outros jogos que destaco são da Serie A italiana, o Inter - Fiorentina e o Roma - Juventus.

 

Dois desafios com três equipas que necessitam urgentemente de pontos (Inter, Fiorentina e Roma) e outra equipa (Juventus) que lidera o campeonato e enfrenta mais um teste à sua qualidade.

 

Mais um fim-de-semana recheado de bom futebol, disfrute e bons jogos!

publicado por A.S às 21:11
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds