Sábado, 17 de Dezembro de 2011

Final Mundial de clubes: Santos x Barcelona

 

À meses que se perspectiva  esta partida, sobretudo no Brasil, o confronto entre Neymar e Messi cativa os brasileiros e a oportunidade do novo menino bonito do futebol brasileiro  actuar contra o melhor jogador do Mundo, fez com que a expectativa fosse enorme.

 

Na minha perspectiva esta competição é cada vez mais importante para o continente sul-americano,  é sobretudo uma oportunidade para os campeões da América do Sul demonstrarem que podem competir com os colossos europeus.

 

O Santos é uma equipa de qualidade, venceu a Libertadores com todo o mérito e obvio que tem toda a legitimidade para acreditar na vitória frente ao Barça.

 

O jogo da meia-final contra os japoneses do Kashiwa Reysol (3-1), foi um bom exemplar das qualidade e defeitos da equipa brasileira.

 

Pontos fortes sobretudo na capacidade de definição junto à baliza adversária com Neymar e o avançado Borges , qualidade de passe e visão de jogo com Ganso e verticalidade e potência com Danilo a lateral direito e  Arouca como médio recuperador de bolas.

 

Os pontos fracos  mais visíveis  são a pouca agressividade colectiva a defender ( o Kashiwa dispôs de inúmeras oportunidades para fazer golo) e a utilização de um lateral esquerdo adaptado (o central Durval).

 

Contra o Barcelona, o Santos deve rever a sua organização e atitude defensiva, Muricy Ramalho já confidenciou que a equipa vai jogar em contra-ataque e de certa maneira será esta a opção mais sensata.

 

O Barcelona não deslumbrou na meia-final, os catalães jogaram a meio-gás e o ritmo foi de um autêntico treino de conjunto.

 

Porém na final será com certeza diferente, o Barcelona vai aumentar os níveis competitivos e nem o jet-lag das viagens deverá atrapalhar Messi e companhia.

 

Guardiola demonstrou respeito pelo "Peixe" e acredito que esse mesmo respeito vai acontecer nas quatro linhas.

 

O Barça não deverá facilitar contudo o factor Neymar abre uma janela para a vitória do Santos.

 

Outro factor que se pode revelar muito importante ao longo do jogo é o equilíbrio psicológico dos brasileiros. O Barça vai como é hábito abusar da posse de bola e jogadores como Neymar e Ganso não estão na verdade habituados a não ter bolo por muito tempo.

 

O Santos não poderá desesperar e a sua equipa jovem terá que revelar maturidade se quiser vencer.

 

Será então por tudo isto um jogo  recheado de  motivos de interesse,  com um belo espectáculo em perspectiva e que relembro se joga  à hora do pequeno almoço , às 10h30.

 

Para finalizar deixo um esquema táctico possível das duas equipas, uma imagemque  pode ajudar a entender melhor em moldes se desenrolará o jogo.

 

 

A imagem foi retirada do blog Olho Táctico, de André Rocha do Globe Esporte, http://globoesporte.globo.com/platb/olhotatico/.

publicado por A.S às 19:38
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds