Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012

CAN 2012

 

Tal como sucedeu em 2010, o 11contra11 vai acompanhar de perto a principal competição de futebol do continente africano, a Taça das Nações Africanas. 

 

Esta edição realiza-se no Gabão e Guiné Equatorial, e à partida já conta com uma enorme surpresa, a não qualificação da selecção detentora do titulo, o Egito. A fase de qualificação foi surpreendente e nessa perspectiva será interessante verificar o valor de algumas equipas teoricamente menos poderosas.

 

Além do Egito também potências como a Nigéria e os Camarões ficaram de fora, o que só demonstra a evolução dos outros países africanos.

 

Os grupos da CAN são os seguintes:

 

Grupo A: Guiné Equatorial, Líbia, Senegal e Zâmbia

 

Grupo B: Angola, Burquina Faso, Costa do Marfim e Sudão

 

Grupo C: Marrocos, Gabão, Tunísia e Níger

 

Grupo D: Botsuana, Guiné-Conakri, Gana e Mali

 

É possível desde já realizar uma primeira análise ainda que pouco precisa quanto aos favoritos para vencer a competição.

 

No Grupo A, a selecção em teoria mais forte será o Senegal, equipa que conta com uma dupla temível na frente de ataque, Sow (Lille) e Demba Ba (Newcastle).

 

Demba Ba promete golos nesta CAN

 

No Grupo B encontramos a Costa do Marfim, os "Elefantes" já eram favoritos para vencer a prova nas duas edições anteriores,  no entanto têm falhado no momento da verdade. Nota para a presença de Angola neste grupo, acredito que a selecção de Lito Vidigal chegará aos quartos de final.

 

O Grupo C é provavelmente o mais aberto e equilibrado, Marrocos e Tunísia partem à frente mas atenção a Gabão que joga em casa e também a Níger que fez uma boa fase de qualificação.

 

 Belhanda (Montpelier) é uma das figuras da selecção marroquina

 

Por último o Grupo D em que se destaca a formidável selecção do Gana. Ao contrário do que sucedeu em 2010, o Gana surge com os seus melhores jogadores e é naturalmente um dos candidatos a sagrar-se campeão. Uma equipa que conta com nomes como Asamoah Gyan, Muntari, André Ayem e Kwadwo Asamoah promete muito espectáculo. Quanto às restantes equipas do grupo, apontaria para o Mali para garantir o outro lugar nos quartos.

 

 

Gyan, o homem-golo do Gana

Acredito e espero que esta edição seja melhor que a anterior, a CAN de 2010 realizada na Angola teve poucos golos e jogos algo monotonos.

 

A prova começa já amanhã com os jogos Guiné Equatorial - Líbia e Senagal - Zâmbia, ficando prometido uma actualização diária no nosso blog quanto às incidências da competição.

 

Os jogos serão transmitidos no canal de desporto, Eurosport.

publicado por A.S às 14:45
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds