Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012

CAN 2012 (dia 4): Gana e Mali sofrem para vencer

Gana 1 - 0 Botsuana

 


 

Jogo mais complicado do que seria esperado para o Gana, uma vitória magra por 1-0 e uns últimos vinte minutos sofríveis devido à expulsão do autor do golo, Mensah.

 

Numa primeira parte em que a selecção do Gana dominou e controlou por completo a partida, seria de seperar que dominio fosse traduzido em verdadeiras ocasiões de golo mas não o foi.

 

O Botsuana fechou bem os caminhos para a sua baliza e apenas foi traído por um lance de bola parada, aos 25 minutos um canto desviado ao primeiro poste por Gyan encontrou Mensah no coração da àrea que só teve de encostar.

 

Adivinhava-se um segundo tempo semelhante mas o Botsuana apareceu mais atrevido e esse atrevimento muito se deveu à exibição do seu médio esquerdo, o nº 8 Phenyo Mongala. Foi através dele que surgiram os lances mais perigosos para a baliza do Gana.

 

 

A expulsão de Mensah aos 67 minutos criou ainda maior incerteza no resultado mas a boa organização táctica dos homens de Stefanovic não permitiram grandes veleidades ao Botsuana.

 

A vitória do Gana acaba por ser justa porém não deixa de ser preocupante as poucas situações de finalização que a equipa deteve. A não utilização de Kwadwo Asamoah, provavelmente devido a problemas físicos, fez-se sentir e a colocação de Muntari na posição de número 10 não pareceu a mais adequada.

 

Destaco ainda a exibição dos dois médios defensivos do Gana, tanto Annan como Badu foram incansáveis e o sucesso desta selecção nos últimos anos muito se deve à "discreta" acção destes dois jogadores. Já na CAN e no Mundial 2010 impressionaram e agora voltou a fazê-lo.

 

Annan por seu lado tem tido dificuldades em se afirmar ao nível de clubes, neste momento no Vitesse por empréstimo do Schalke.

 

Já Badu parece querer afirmar-se em definitivo no futebol italiano ao serviço da Udinese, na presente época tem sido um elemento importante na boa campanha da equipa na Serie A, e será certamente interessante verificar que rumo seguirá a sua carreira nos próximos anos.

 

 

Mali 1 - 0 Guiné-Conakri

 

Jogo bem interessante protagonizado por estas duas selecções. Numa partida muito disputada e com oportunidades de golo para ambos os lados, foi o Mali que acabou por vencer pela margem mínima.

 

 

Tanto o Mali como a Guiné Conakri demonstraram ter jogadores de qualidade.

 

No Mali além de Seydou Keita (Barcelona), de salientar o valor dos seus homens mais adiantados, sobretudo Modibo Maiga.

 

Maiga é esquerdino e apesar do seu estilo desengonçado consegue através da sua técnica causar inúmeros problemas aos defesas contrários.

 

 

Maiga actua no Sochaux mas por inúmeras vezes já foi ligado a clubes da Premier League e com 24 anos ainda vai mais do que a tempo de singrar num clube de maior dimensão europeia.

 

De referir também a titularidade de N´Diaye no eixo da defesa do Mali, o jogador do Vitória de Guimarães não comprometeu e abordou quase sempre bem os lances divididos.

 

Quanto à Guiné-Conakri, deixou uma boa imagem, equipa forte em termos físicos e que explora muito a velocidade de Bangoura e Traoré.

 

Esta derrota no entanto deverá revelar-se fatal no que concerne à passagem para os quartos de final pois  Gana e Mali ficaram com caminho aberto para o apuramento.

publicado por A.S às 21:52
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds