Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012

2012, o ano perfeito para destronar Lionel Messi

 

 

A "ditadura" de Messi prolongou-se por mais um ano com a Bola de Ouro 2011, pelo terceiro ano consecutivo o argentino atinge o estatuto de melhor do mundo mas esta sua hegemonia pode estar a acabar dada a conjuntura que o ano 2012 perspectiva.

 

Para começar o  último mês de Janeiro não foi famoso para o Barça, o titulo da  Liga está cada vez mais longe, o Real aproximou-se no confronto directo e a onda de lesões no plantel podem vir a provocar ainda mais danos num futuro próximo.

 

O insucesso desportivo do Barcelona  pode ser a primeira e a principal razão para a passagem de testemunho de Messi.

 

A Champions ganha assim ainda maior peso e se Messi quer manter o estatuto de melhor de todos deve consagrar-se novamente campeão europeu de clubes. Se tal não suceder,  aumentam consideravelmente as hipóteses  de outros jogadores ganhar a Bola de Ouro 2012, jogadores europeus para ser mais preciso..

 

É que este  Verão temos Euro, uma montra privada para os jogadores europeus que terá enorme peso na eleição do próximo prémio da FIFA e da France Football.

 

Todos estes ingredientes parecem criar um antídoto anti-Messi que alguns jogadores podem aproveitar e se à primeira vista a lista de candidatos é curta, uma análise mais cuidada faz a lista crescer.

 

O principal candidato para suceder a Messi é obviamente Cristiano Ronaldo, isto não significa obrigatoriamente que Portugal vai realizar um magnifico Euro, acredito antes que o português seja consagrado por aquilo que fizer no Real até final da temporada.

 

 

Depois temos o clã espanhol, com Xavi e Iniesta à cabeça, se a Espanha vencer novamente ao nível de selecções estes dois catalães serão os principais visados dos elogios.

 

 

Não esquecer também Casillas, dono de uma grande unanimidade como melhor guarda redes da actualidade e Fábregas, outro jogador que pode ser importante nos sucessos tanto do Barça como da selecção espanhola.

 

A partir daqui é talvez menos claro definir possíveis vencedores mas parece-me claro que dois alemães tâm reais possibilidades sobretudo se a Mannschaft vencer na Polónia e na Ucrânia.

 

Falo de Ozil e Schweinsteiger, nestes casos em particular penso que teria de se juntar ao sucesso da Alemanha também boas prestações ao nível dos clubes, ou seja Bastian com o Bayern (atenção aos bávaros na Champions) e Ozil com o Real.

 

Estes sete nomes parecem-me os mais sérios candidatos pois são aqueles que ao seu enorme valor individual têm possibilidades de acrescentar títulos colectivos. Naturalmente que uma vitória da França, Inglaterra ou Holanda no Euro colocaria o nome de outros jogadores na luta, tais como Benzema, Rooney e Van Persie, no entanto não me parece plausível que tal possa vir a suceder.

 

Na minha perspectiva Messi mereceu claramente as distinções de 2009, 2010 e 2011, e se vencer em 2012 não será nenhuma surpresa, contudo algo me diz que não o vai conseguir.

 

O ano ainda agora começou e portanto poderei estar a ser precoce neste vaticínio, o tempo o dirá e tenho a certeza que Messi fará tudo para provar que estou errado.

publicado por A.S às 01:19
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds