Sábado, 11 de Fevereiro de 2012

Previsão Final CAN 2012 : Zâmbia - Costa do Marfim

 

Final inédita da CAN, um dos principais favoritos, a Costa do Marfim, defronta a sensação do torneio, a selecção da Zâmbia.

 

A meia final com o Gana demonstrou uma nova faceta desta equipa da Zâmbia, mais contida e preocupada em defender a turma de Hervé Renard foi pragmática e aceitou a superioridade do adversário sem qualquer tipo de complexo.

 

O golo da vitória apontado por Mayuka surgiu no momento certo, aos 78 minutos, numa fase em que o Gana tinha acabado de substituir Asamoah Gyan e apresentava poucas soluções futebolisticas e anímicas para dar a volta.

 

Ao longo dos noventa minutos , o Gana foi superior, criou imensas oportunidades, inclusive até um penalty desperdiçado, contudo a capacidade de sofrimento dos "Balas de cobre" (nickname da selecção da Zâmbia) foi fantástica e apesar de não ter impressionado justificou a surpresa.

 

Destaque para o seu defesa central, Stophira Sunzu (Mazembe), é o pronto socorro da equipa e a sua estampa física assusta qualquer avançado.

 

 

Nesta final, a Zâmbia não deve mudar de estratégia, primeiro defender bem e numa segunda fase aproveitar a qualidade dos seus jogadores mais talentosos como Kalaba, Katongo e Mayuka.

 

A Costa do Marfim por sua vez ultrapassou a complicada equipa do Mali, com um golo fabuloso de Gervinho. Partida muito equilibrada, disputadíssima a meio campo e em que sobressaiu a qualidade do trio Zokora, Tioté e Yaya Touré.

 

 

Estes três jogadores são a base de sucesso dos "Elefantes".

 

Perspectivo uma final à imagem do que foi a meia final Gana - Zâmbia, maior iniciativa e posse de bola para a equipa de Drogba e um jogo mais na expectativa por parte da Zâmbia.

 

Naturalmente que um golo madrugador pode mudar as feições do encontro e nesse particular seria interessante verificar como a Zâmbia reagiria caso estivesse em desvantagem bem cedo.

 

Motivo de interesse  também é  o prémio de melhor marcador, Drogba, Mayuka e Katongo todos com três golos têm aqui a oportunidade de desempatar.

 

Prognóstico: Zâmbia 1 - 2 Costa do Marfim

 

Há quem fale numa final desequilibrada, é possível que tal venha a suceder mas por tudo aquilo que a Zâmbia já demonstrou sou obrigado a desconfiar disso.

 

Talvez já com alguns anos em atraso, a Costa do Marfim deverá consagrar esta geração de jogadores com um titulo colectivo, em certa medida é justo pois em termos individuais não existem muitas dúvidas que é a melhor selecção de África.

 

Jogadores a observar: Os capitães das equipas, Drogba e Chris Katongo, um deles terá a oportunidade de levantar o troféu.

 

publicado por A.S às 16:13
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds