Quinta-feira, 1 de Março de 2012

Benfica - FC Porto, clássico decisivo?

 

O empate dos encarnados em Coimbra colocou as duas equipas com o mesmo número de pontos à entrada para o clássico, o que subitamente criou a ideia que o jogo da Luz é decisivo e que quem sair perdedor estará irremediavelmente fora da luta pelo título.. Não concordo minimamente, se alguma coisa provou as últimas jornadas é  que existem equipas denominadas “pequenas” com capacidade de subtrair pontos aos “grandes”.

 

Gil Vicente, Vitória de Guimarães e Académica retiraram pontos a águias e dragões com exibições personalizadas e olhando para o calendário de Benfica e Porto até final do campeonato, é bem provável que situações semelhantes voltem a acontecer.

 

Além dos confrontos com Sporting e Braga, as águias têm uma deslocação difícil à Mata Real e um duelo complicado na Luz com o Marítimo, já os portistas têm duas visitas incómodas à Madeira e tal como os encarnados uma deslocação à capital do móvel.

 

 

Acredito que nada se decidirá neste clássico, ouço alguns comentadores a profetizar uma quebra anímica e futebolística da equipa derrotada e que levará inclusive a uma autêntica queda na tabela classificativa da mesma.

 

Pelo o que tenho constatado nos últimos meses, tanto o FC Porto como o Benfica têm organizações fortes na área do futebol e apesar de nem sempre jogarem bem, as suas equipas apresentam uma ideia de jogo clara e que quando bem executada leva de vencido os seus adversários com maior ou menor dificuldade.

 

Obviamente que quem vencer fica em melhor posição para ser campeão, garante mais três pontos, que na verdade são quatro face à vantagem no confronto directo, contudo o campeonato é longo e ficam ainda cerca de trinta pontos para disputar.

 

Na minha perspectiva a primeira volta foi atípica, Benfica e Porto perderam poucos pontos e talvez por isso desse a sensação que a segunda volta seria igualmente tranquila para águias e dragões.

 

O campeonato está mais aberto do que nunca, o Braga também está na luta e a minha convicção é que até às últimas jornadas a indefinição quanto ao campeão continuará.

 

Quanto ao jogo propriamente dito, prevejo uma partida fechada e em que o respeito será enorme de parte a parte.

 

O facto de muitos jogadores estarem ao serviço das selecções não me parece que fará muita diferença, o caso mais preocupante é o de James Rodriguez, que poderá chegar apenas no dia do jogo. Não foi de bom senso colocar o jogo nesta data mas os jogadores e treinadores saberão contornar isso.

 

Tendo em conta os estilos de jogo de ambas as equipas acredito que o Porto terá mais bola, o seu meio campo com Moutinho e Lucho tem mais capacidade ao nível do passe.

 

 

Quanto ao Benfica, tal como sucedeu contra o Sporting, deverá optar por um jogo mais vertical e que explora a velocidade e talento dos seus jogadores, a mobilidade de homens como Rodrigo, Aimar e Nolito será a grande arma de Jorge Jesus.

 

 

Jogo equilibrado e que em condições normais dará empate, é esse o meu prognóstico, um empate com golos e preferencialmente com um bom espectáculo de futebol.

publicado por A.S às 16:21
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds