Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2013

Análise Mundial 2014: Grupos E e F

Grupo E (Suiça, Equador, França e Honduras)

 

Depois de uma eliminatória de puro sofrimento frente à Ucrânia, os franceses podem agradecer aos deuses o resultado deste sorteio. As seleções da Suiça e Equador têm qualidade mas o conjunto de Didier Deschamps é obrigado a vencer este grupo.

 

A França desde das saídas de Zidane, Henry e companhia, procura encontrar-se e também conquistar os franceses. Os Blue apresentam uma seleção com jovens de grande valor como Varane ou Pogba mas também com a experiência de Evra, Abidal e Ribery.

 

A questão que deve atormentar Deschamps é como encontrar equilíbrio entre a juventude e a veterania. No meu entender Varane e Pogba já apresentam credenciais para ser titulares, e apesar da sua idade não deve existir receio em atribuir responsabilidade a estes jogadores.

 

 

Atualmente a França não está ao nível de seleções como a Alemanha ou a Espanha, mas numa partida pode naturalmente derrotar estes adversários, tal como mostrou na fase de qualificação na qual quase bateu a Espanha.

 

A Suiça e o Equador devem discutir o segundo lugar, num grupo em que as Honduras é de facto o elo mais fraco.


Favorito: França


Outsiders: Suiça e Equador

 

Grupo F (Argentina, Bósnia, Nigéria e Irão)

 

Juntamente com a França, a Argentina deve ser a seleção com mais motivos para sorrir após o sorteio. Messi vai encontrar as seleções da Bosnia, Nigeria e Irão.

 

Com mais ou menor dificuldades a Argentina vai passar, com o poder atacante que Sabella tem à disposição será difícil não terminar o grupo no primeiro lugar. Aliás a Argentina tal como sucedeu em 2010, é a equipa com mais talento no ultimo terço. Além de Messi, existe Higuain, Aguero, Lavezzi, Pastore e do até agora preterido Tevez.

 

Sabella não conta com o jogador da Juve, e não sei até que ponto essa decisão não poderá custar muito caro. Carlitos tem exibido um nível impressionante em Itália e será um crime deixa-lo de fora dos 23.

 

Uma nota especial para a Bósnia, que já merecia a presença numa grande competição internacional. Portugal não deixou que tal acontecesse em 2010 e 2012, mas esta geração de jogadores bósnios fez por merecer esta qualificação.

 

Seleção que considero favorita para qualificar-se, à frente dos africanos e asiáticos. A Bósnia se exibir a mesma qualidade que demonstrou na fase de qualificação é sem dúvida superior à Nigéria e ao Irão de Carlos Queiroz.


Pjanic e Dzeko são as principais figuras, destaque para o medio da Roma que está provavelmente a realizar a melhor temporada da sua carreira.

 

 

Os campeões africanos podem ter uma palavra a dizer, a Nigéria não tem impressionado nos últimos Mundiais em que participou e terá que se superar para passar à fase seguinte. 


Favoritos: Argentina e Bósnia


Outsider: Nigéria 

publicado por A.S às 13:48
link do post | comentar | favorito
|

.Votações

Quem irá sagrar-se campeão nacional 2013/2014?
  
pollcode.com free polls 

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds