Holanda - Espanha
Nunca um mês passou tão rápido. É esta a minha sensação quando me deparo com a final do Mundial.
Ainda à pouco tempo se discutia as possibilidades de cada nação e hoje já se discute quem será o Bola de Ouro e quais os favoritos para a próxima edição em 2014.
Foi de facto um Campeonato do Mundo cheio de emoção e momentos inesquecíveis.
Apesar disso são muitos os que afirmam que o futebol praticado não convenceu.
Não é esta a minha visão, acho mesmo que este Mundial foi superior aos dois últimos.
Podemos ver que existe um maior equilíbrio, as grandes potências já não assustam e muitas selecções com menor tradição evoluíram.
Tivemos como grandes desilusões a Inglaterra, a França e a Itália. Sobretudo os ingleses já que a sua fase qualificação foi brilhante e pareciam ter resolvido o problema de coexistência de Lampard com Gerrard.
Por outro lado tivemos as revelações Japão, Coreia do Sul e Eslováquia e também a confirmação de qualidade de selecções como os Estados Unidos, o Gana, o Uruguai, o Paraguai e o Chile.
Quanto à final temos a favorita Espanha e um dos outsiders à partida, a Holanda.
Ao analisar as prestações das duas selecções, não tenho qualquer reserva em afirmar que a Espanha é muito superior em termos colectivos.
Contudo não se pense que esta Espanha é invencível, pois não é, como comprova a derrota no primeiro jogo com a Suiça e a derrota com os Estados Unidos na Taça das Confederções.
Porém vencê-la é quase tão difícil como escalar o Evereste. Veja-se que nos últimos 50 jogos, os espanhóis têm apenas estas duas derrotas.
Mas eis um dado que equilibra a balança, a ultima derrota holandesa data de 6 de Setembro de 2008. Também os holandeses podem gabar-se da sua invencibilidade.
No entanto existe algo que distingue os dois casos.
A Espanha disputou a Taça das Confederações, travou amigáveis com Argentina, Inglaterra, França e Itália e além disso teve um grupo de qualificação bem mais complicado que o holandês.
Se tivéssemos perante um playoff à melhor de 3 ou de 5 diria que a missão holandesa era impossível. Tratando-se de uma final, existe espaço para a vitória holandesa.
Será fundamental que o meio campo laranja controle de forma perfeita as zonas de pressão.
Saber como e quando pressionar o portador da bola é a chave para vencer uma equipa com a espanhola. Depois de ter a bola em sua posse, Sneijder e companhia podem fazer golo a qualquer momento.
Não prevejo um grande jogo, o rigor táctico deverá prevalecer a não ser que surja um golo cedo.
Sendo assim aposto na vitória de nuestro hermanos, prometendo que este palpite não tem a influência de um tal de Paul..
Previsão: Holanda 38% - Espanha 62%
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...