Entre todos os duelos dos oitavos da Champions, é este que me cria mais expectativa.
De um lado o renovado e transbordante de talento AC Milan de Allegri e do outro a formação londrina do Tottenham que tem praticado um futebol dos mais atractivos da Europa.
Será com certeza um choque de estilos, o Milan com um futebol mais pensado e o Tottenham com um jogo mais intenso.
Comecemos então por analisar a equipa rossoneri, o Milan chega a este embate na liderança da Serie A contudo as suas prestações não têm sido muito convincentes. O talento de Zlatan, Robinho e Pato tem dado para disfarçar mas a verdade é que a maior parte das vitórias têm sido alcançadas de forma sofrível.
A consistência ainda não foi alcançada e isso pode ser fatal.
Outro problema é a lesão de muitos jogadores influentes, Allegri vai possivelmente enfrentar o Tottenham na 1ªmão sem Nesta, Zambrotta, Boateng, Gattuso, Pirlo e Seedorf, ou pelo menos sem alguns deles.
Thiago Silva tem vindo a ser adaptado como médio defensivo mas creio que tal não resolve o problema pois a defesa mantém-se frágil. Será assim complicado para os italianos pois a velocidade de Lennon e Bale são armas potentes.
Na frente o problema é inverso, excesso de jogadores e qualidade com Zlatan, Robinho, Pato e Inzaghi.
É então bem provável que Allegri opte por uma estratégia menos arriscada e quem sabe ofereça mesmo as despesas do jogo aos ingleses.
Se existe povo que não tem pudor disso é o italiano.
Sobretudo se tivermos em conta as exbições dos Spurs nesta época.
É equipa que só vê baliza e que joga contra qualquer adversário sem abdicar dos seus princípios iminentemente ofensivos. Algo que está no DNA incutido por Harry Rekdnapp, lembro por exemplo o confronto com o United em White Hart Lane em que a equipa de Alex Ferguson foi obrigada a defender o empate a zero bolas.
Dos londrinos é justo destacar dois jogadores, Gareth Bale , o jogador do momento no futebol europeu, e também o croata Luka Modric.
Bale é o principal desequilibrador da equipa, velocidade estonteante, pé esquerdo mortífero a cruzar e também a finalizar.
O galês actua nesta época na posição de médio esquerdo o que elevou ainda mais o seu rendimento.
À imagem de Fabio Coentrão questiona-se qual a melhor posição para Bale, se lateral esquerdo ou médio esquerdo. Eu diria que ambas são excelentes.
A lateral, a equipa ganha imprevisibilidade numa segunda vaga de ataque, a médio ganha imprevisibilidade com mais contornos de golo.
Porém é necessário compreender que nem sempre a segunda solução aproxima mais a equipa do êxito.
Redknapp deverá apostar em Bale como médio e acredito que Allegri terá de responder a isto de alguma forma.
Recordo que já esta época a outra equipa de Milão sofreu na pele o génio de Bale.
(Relembre neste vídeo as fantásticas exibições do galês frente ao Inter, http://www.youtube.com/watch?v=Tjrbg6_6SD8&feature=related)
Quanto a Luka Modric é a confirmação e a consagração de um médio centro de top.
Modric é o dínamo desta equipa e é pelos pés dele que toda a criatividade começa e por vezes também acaba. O pequeno "Cruyff" tem realizado exibições impressionantes e de uma consistência admirável.
Poucos têm o conjunto de qualidades de Modric, boa capacidade de passe, excelente leitura dos momentos de jogo e também drible. O croata também melhorou bastante no capitulo defensivo, está agora muito mais disponível para exercer a pressão na recuperação da bola.
Dois jogadores formidáveis que se juntarmos ainda Dawson, Gallas, Jenas, Lennon, Van der Vaart, Crouch, Pavlyuchenko e Defoe, bem temos equipa para vencer qualquer adversário em qualquer campo.
Já os pontos fracos dos londrinos poderão estar nos seus defesas laterais e também na sua mentalidade. Uma eliminatória da Champions exige máxima concentração e por vezes também algum pragmatismo. A turma de Redknapp poderá acusar alguma ansiedade e a sua mentalidade atacante poderá provocar-lhe dissabores.
O cinismo italiano é bem conhecido e apesar de não serem maus jogadores, quer Hutton como Ekotto apresentam debilidades que podem ser aproveitadas pelos milaneses.
Acredito que se o Milan não resolver a eliminatória na 1ªmão terá bastantes dificuldades em Inglaterra. A decisão em White Hart Lane dá vantagem aos ingleses mas é necessário que se apresentem a bom nível em Itália e com isto digo descomplexados.
Espero então dois jogos do mais alto nível e arrisco também que será uma eliminatória com muitos golos.
Previsão apuramento
AC Milan 45% - Tottenham 55%
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...