O Deportivo da Corunha caiu para o segundo escalão do futebol espanhol e diga-se de forma algo inesperada.
Sabia-se que esta equipa não teria possibilidade de lutar por lugares muito ambiciosos mas a despromoção era impensável no inicio da época e também à alguns meses atrás.
Durante toda a prova o Depor esteve fora da zona de despromoção mas faltou uma serie de vitórias para que o fantasma da descida desaparecesse.
Tal como em 94 quem boicotou os objectivos dos galegos foi a equipa do Valencia.
Em 1994 bastava uma vitória frente ao Valencia no Riazor para o Deportivo sagrar-se campeão mas um empate a zero impediu esse feito. Relembre-se que nos últimos minutos desse jogo, o Depor desperdiçou uma grande penalidade por intermédio do defesa sérvio, Djukic permitindo assim que o Barcelona fosse campeão.
Contudo a história recente deste clube não deve ser apenas lembrada por esta malapata. O Deportivo acabou por ser campeão em 2000 e depois disso proporcionou mais momentos inesquecíveis aos seus adeptos como o Centanariazo em 2002 e também a caminhada até as meias-finais da Champions de 2004.
O Centanariazo corresponde à vitória da Taça do Rei frente ao Real Madrid, no Santiago Bernabéu e no dia em que os merengue comemoravam os 100 anos do seu clube. Jogo histórico e que de certa forma também terminou com a era dos galácticos.
A campanha de 2004 foi marcada principalmente pela eliminatória frente ao Milan, depois de uma derrota de 4-1 em Itália eram poucos os que acreditavam numa remontada. Porém no futebol não há impossíveis e no Riazor o Depor venceu por 4-0.
Como sabemos o sonho de ser campeão europeu acabou no penalty de Derlei, regista-se que essa equipa tinha excelente qualidade com especial destaque para Jorge Andrade, Mauro Silva, Djalminha, Valeron, Pandiani e Tristan.´
Desde daí que o Deportivo nunca mais voltou ao mais alto nível e nos últimos anos caracterizou-se por uma equipa média de Espanha.
Este ano o pior aconteceu mas muitas das vezes há males que vêm por bem.. E quem sabe esta descida de escalão não proporcionará o renascimento de um clube que merece voltar a entrar na elite europeia.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...