Quarta-feira, 21 de Setembro de 2011

Análise 5ª jornada Liga ZON Sagres

A quinta jornada da Liga ZON Sagres teve a particularidade de se realizar em plena "ressaca" europeia" e também na véspera de um escaldante clássico entre os principais e provavelmente únicos candidatos ao titulo nacional.

 

Esta particularidade tornou as partidas de Porto e Benfica ainda mais interessantes pois tanto Vítor Pereira como Jorge Jesus colocaram à prova  a profundidade dos seus planteis.

 

Feirense 0-0 FC Porto

 


 

No jogo como o V. Setúbal, Vítor Pereira já tinha preterido de Moutinho e Hulk no onze inicial, e nesse jogo em particular o risco não provocou prejuízos. O Porto venceu por 3-0, o teste foi superado e prontamente surgiram rasgos elogios ao plantel portista, a meu ver de forma inteiramente justa.

 

Porém como a memória do "adepto" é curta, o empate registado com o Feirense voltou a invocar os fantasmas da "Hulkdependência" . Mais importante que a ausência de Hulk e as mexidas de Vítor Pereira, o que na minha óptica realmente proporcionou e provocou este desaire foi a pouca atitude competitiva apresentada pelos jogadores do Porto durante grande parte do jogo.

 

O Porto deu ao luxo de desperdiçar 45 minutos e confiou que bastaria acelerar o ritmo na segunda metade, não acredito que o treinador tenha pedido expressamente aos seus jogadores para entrar sem o pé no acelerador pois nenhum treinador o faz.

 

Poderão questionar-se diversos aspectos tácticos como a não utilização de um ponta lança de raiz após a substituição de Kléber, a colocação de Moutinho na posição "6", a utilização de Mangala como titular.. Contudo não entendo que a génese deste desaire esteja nestes factores.

 

O que falhou no meu entender foi o trabalho de preparação psicológica, o trabalho de motivação depois de uma partida da Champions.

Jesus referiu esse aspecto na antevisão do jogo com a Académica enquanto Vítor Pereira preferiu apenas alertar para as dificuldades do jogo.

 

O discurso de um treinador na antevisão das partidas tem influência directa naquilo que vai ser o jogo e nesta jornada Vítor Pereira não alertou convenientemente os seus jogadores.

 

Além disso à que oferecer uma palavra ao destemido Feirense que teve inclusive oportunidades para vencer o jogo.

 

O resultado de 0-0 foi inteiramente justo e certamente que a duvida paira pelo Dragão agora que está aí o grande clássico.

 

Benfica 4-1 Académica

 


 

Após uma partida com o Manchester em que a perfeição táctica foi quase atingida, o Benfica encarou este jogo com a Académica com uma mentalidade completamente diferente.

 

A equipa foi naturalmente mais ofensiva mas em certos momentos foi algo anárquica em termos tácticos.

 

As transições nem sempre foram realizadas convenientemente, sobretudo as defensivas, e foi quase sempre com a qualidade dos seus jogadores que resolveu os problemas que os estudantes criaram.

 

Foi por exemplo visível que Matic ainda não está familiarizado com os processos da equipa apesar de ter realizado uma exibição positiva. O jogo foi dividido e as duas equipas não se preocuparam em demasia com os mecanismos defensivos, o que de certa forma beneficiou os encarnados.

 

Não foi uma exibição brilhante da equipa de Jorge Jesus, longe disso, porém ficou mais uma vez comprovado que este Benfica tem um plantel com mais qualidade do que o do ano transacto.

 

No próximo jogo com o FC Porto, o Benfica não poderá jogar como jogou com a Académica e Jesus mais uma vez deverá exigir dos seus jogadores uma exibição tacticamente rigorosa tal como aquela verificada na Luz frente ao United.

 

Rio Ave 2-3 Sporting

 

 

Mais uma vitória sofrida dos leões. Ficou à vista que à muito a melhorar na equipa de Domingos mas também foram oferecidos alguns sinais bem positivos.

 

O quarteto defensivo parece estabilizado, Schaars impõe-se no meio campo e Wolfswinkel apresenta faro de golo.

Apesar de não existir consistência no seu jogo, já se vislumbram algumas ideias neste Sporting e tal como Domingos afirmou é necessário dar tempo. A equipa ainda vive muitos altos e baixos durante os noventa minutos e tal podia ter sido prejudicial neste jogo.

 

O Rio Ave quase que aproveitava esta instabilidade mas um "milagre" acabou por salvar os leões. Refiro-me a milagre pois não me recordo de um golo marcado pelo Sporting através de um canto nos últimos anos.

 

Não existia até esta época ,força no jogo aéreo mas com Onyewu e Wolfswinkel esse problemas parece estar resolvido. A vitória foi justa e a verdade é que num cenário favorável , na próxima jornada o Sporting pode colocar-se a apenas 3 pontos dos rivais.

 

V. Guimarães 1-1 Sp. Braga

 


 

Derby minhoto intenso e em que o empate ajusta-se. Melhor os vimaranenses na 1ª parte, melhor os bracarenses na segunda.

 

O Braga respondeu bem a este duplo teste fora de portas, Birmingham e Guimarães. Apesar não ter sido brilhante, a equipa de Leonardo Jardim continua a ser um exemplo de organização e ocupação dos espaços. Falta talvez alguma acutilância nos processos ofensivos mas certamente essa será a segunda etapa do processo.

 

Resultados 5ª jornada

 

Gil Vicente 1-1 Olhanense

Nacional 1-0 Paços Ferreira

U. Leiria 1-3 Maritimo

V. Setúbal 1-0 Beira-Mar

Feirense 0-0 FC Porto

Benfica 4-1 Académica

V. Guimarães 1-1 Sp. Braga

Rio Ave 2-3 Sporting

 

Classificação

 

1- FC Porto 13pts

2- Benfica 13 pts

3- Sp. Braga 11 pts

4- Marítimo 10 pts

5 - Académica 9 pts

6 - Sporting 8 pts

7 - V. Setúbal 7pts

8 - Feirense 6 pts

9 - Olhanense 6 pts

10 - Beira -Mar 5pts

11 - Gil Vicente 5 pts

12 - V.Guimarães 4 pts

13- Nacional 4pts

14 - Paços Ferreira 4pts

15 - U. Leiria 3pts

16 - Rio Ave 1pt


publicado por A.S às 22:58
link | comentar | favorito

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub