Tiené (Costa do Marfim)
A Costa do Marfim é provavelmente em termos individuais a melhor selecção africana.
A posição de lateral esquerdo representa normalmente um problema à maioria dos seleccionadores mas até nesta posição a selecção dos elefantes tem opções de valor.
Nos últimos anos essa posição tem sido ocupada por Boka mas nesta CAN o dono do lugar é Tiené.
Nos dois jogos até agora disputados tem-se apresentado a bom nível e frente ao Gana foi mesmo um dos melhores em campo. Apontou um belo golo de livre e revelou grande capacidade para apoiar as manobras ofensivas.
Tiené actua no Valenciennes de França e é defesa esquerdo por adaptação dado que a sua posição de origem é médio esquerdo.
Echiéjilé (Nigéria)
Echiéjilé tem sido uma agradável surpresa. Também ele defesa esquerdo, conseguiu roubar o lugar que pertencia a Taiwo à muito tempo. Possui características muito interessantes, apesar da sua altura (1,85) é dinâmico pelo seu corredor e não tem receios em partir para cima dos adversários.
No entanto nem sempre consegue restabelecer o equilíbrio da equipa, apresentando algumas lacunas no proceso defensivo.
Echiéjilé habitualmente nem é titular no Rennes mas tem apenas 22 anos e tem capacidades para dar o salto em termos qualitativos.
Chara (Angola)
Ao valor já conhecido de jogadores como Flavio, Manucho e Djalma juntaram-se nesta selecção novos valores até então desconhecidos.
Juntamente com Mabiná, Chara tem impressionado.
Chara é médio defensivo e tem sido o ponto de equilibrio entre o meio campo e a defesa angolana. Qualidades de passe e posicionamento acima da média e qualidades físicas impressionantes. À quem o chame, o Essien angolano.
As suas qualidades parecem ter impressionado também os responsáveis do FC Porto, que segundo as notícias que surgem hoje estão interessados na sua contratação.
Vorsah (Gana)
O Gana é de facto um país recheado de jovens valores. Apesar das ausências de Muntari, Appiah e de Essien no segundo jogo, a equipa qualificou-se e mostrou o porquê de ter sido campeã do mundo de sub 20.
Vários jogadores destacaram-se no jogo frente ao Burkina Faso mas vou destacar talvez um dos mais discretos. O defesa central Vorsah.
Isaac Vorsah é uma força da natureza, 1,96 m e apenas 21 anos.
Forte no jogo aéreo, bom no desarme e boa velocidade dadas as suas caraterísticas.
Joga no Hoffenheim da Alemanha e pode também actuar numa posição mais recuada do meio campo. Jogador a seguir nas próximas épocas.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...