À meses que se perspectiva esta partida, sobretudo no Brasil, o confronto entre Neymar e Messi cativa os brasileiros e a oportunidade do novo menino bonito do futebol brasileiro actuar contra o melhor jogador do Mundo, fez com que a expectativa fosse enorme.
Na minha perspectiva esta competição é cada vez mais importante para o continente sul-americano, é sobretudo uma oportunidade para os campeões da América do Sul demonstrarem que podem competir com os colossos europeus.
O Santos é uma equipa de qualidade, venceu a Libertadores com todo o mérito e obvio que tem toda a legitimidade para acreditar na vitória frente ao Barça.
O jogo da meia-final contra os japoneses do Kashiwa Reysol (3-1), foi um bom exemplar das qualidade e defeitos da equipa brasileira.
Pontos fortes sobretudo na capacidade de definição junto à baliza adversária com Neymar e o avançado Borges , qualidade de passe e visão de jogo com Ganso e verticalidade e potência com Danilo a lateral direito e Arouca como médio recuperador de bolas.
Os pontos fracos mais visíveis são a pouca agressividade colectiva a defender ( o Kashiwa dispôs de inúmeras oportunidades para fazer golo) e a utilização de um lateral esquerdo adaptado (o central Durval).
Contra o Barcelona, o Santos deve rever a sua organização e atitude defensiva, Muricy Ramalho já confidenciou que a equipa vai jogar em contra-ataque e de certa maneira será esta a opção mais sensata.
O Barcelona não deslumbrou na meia-final, os catalães jogaram a meio-gás e o ritmo foi de um autêntico treino de conjunto.
Porém na final será com certeza diferente, o Barcelona vai aumentar os níveis competitivos e nem o jet-lag das viagens deverá atrapalhar Messi e companhia.
Guardiola demonstrou respeito pelo "Peixe" e acredito que esse mesmo respeito vai acontecer nas quatro linhas.
O Barça não deverá facilitar contudo o factor Neymar abre uma janela para a vitória do Santos.
Outro factor que se pode revelar muito importante ao longo do jogo é o equilíbrio psicológico dos brasileiros. O Barça vai como é hábito abusar da posse de bola e jogadores como Neymar e Ganso não estão na verdade habituados a não ter bolo por muito tempo.
O Santos não poderá desesperar e a sua equipa jovem terá que revelar maturidade se quiser vencer.
Será então por tudo isto um jogo recheado de motivos de interesse, com um belo espectáculo em perspectiva e que relembro se joga à hora do pequeno almoço , às 10h30.
Para finalizar deixo um esquema táctico possível das duas equipas, uma imagemque pode ajudar a entender melhor em moldes se desenrolará o jogo.
A imagem foi retirada do blog Olho Táctico, de André Rocha do Globe Esporte, http://globoesporte.globo.com/platb/olhotatico/.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...