Tal como sucedeu em 2010, o 11contra11 vai acompanhar de perto a principal competição de futebol do continente africano, a Taça das Nações Africanas.
Esta edição realiza-se no Gabão e Guiné Equatorial, e à partida já conta com uma enorme surpresa, a não qualificação da selecção detentora do titulo, o Egito. A fase de qualificação foi surpreendente e nessa perspectiva será interessante verificar o valor de algumas equipas teoricamente menos poderosas.
Além do Egito também potências como a Nigéria e os Camarões ficaram de fora, o que só demonstra a evolução dos outros países africanos.
Os grupos da CAN são os seguintes:
Grupo A: Guiné Equatorial, Líbia, Senegal e Zâmbia
Grupo B: Angola, Burquina Faso, Costa do Marfim e Sudão
Grupo C: Marrocos, Gabão, Tunísia e Níger
Grupo D: Botsuana, Guiné-Conakri, Gana e Mali
É possível desde já realizar uma primeira análise ainda que pouco precisa quanto aos favoritos para vencer a competição.
No Grupo A, a selecção em teoria mais forte será o Senegal, equipa que conta com uma dupla temível na frente de ataque, Sow (Lille) e Demba Ba (Newcastle).
Demba Ba promete golos nesta CAN
No Grupo B encontramos a Costa do Marfim, os "Elefantes" já eram favoritos para vencer a prova nas duas edições anteriores, no entanto têm falhado no momento da verdade. Nota para a presença de Angola neste grupo, acredito que a selecção de Lito Vidigal chegará aos quartos de final.
O Grupo C é provavelmente o mais aberto e equilibrado, Marrocos e Tunísia partem à frente mas atenção a Gabão que joga em casa e também a Níger que fez uma boa fase de qualificação.
Belhanda (Montpelier) é uma das figuras da selecção marroquina
Por último o Grupo D em que se destaca a formidável selecção do Gana. Ao contrário do que sucedeu em 2010, o Gana surge com os seus melhores jogadores e é naturalmente um dos candidatos a sagrar-se campeão. Uma equipa que conta com nomes como Asamoah Gyan, Muntari, André Ayem e Kwadwo Asamoah promete muito espectáculo. Quanto às restantes equipas do grupo, apontaria para o Mali para garantir o outro lugar nos quartos.
Acredito e espero que esta edição seja melhor que a anterior, a CAN de 2010 realizada na Angola teve poucos golos e jogos algo monotonos.
A prova começa já amanhã com os jogos Guiné Equatorial - Líbia e Senagal - Zâmbia, ficando prometido uma actualização diária no nosso blog quanto às incidências da competição.
Os jogos serão transmitidos no canal de desporto, Eurosport.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...