Gabão 2 - 0 Níger
Mais uma vitória de um país organizador , depois da Guiné Equatorial foi a vez do Gabão também vencer, 2-0 frente a um débil Níger.
Uma boa exibição da selecção Gabão que foi superior em todos os aspectos do jogo e que soube de forma inteligente tirar partido das fragilidades do adversário. O trio atacante formado por N'Guéma, Mouloungui e Aubameyang esteve endiabrado e além dos dois golos criou ainda um par de ocasiões flagrantes que podiam ter proporcionado uma goleada.
Pierre Aubameyang foi o homem do jogo , este jovem que já alguns anos é considerado como uma das grandes promessas do futebol mundial, após uma experiência falhada no Milan parece querer reaparecer novamente ao mais alto nível.
Actualmente joga no Saint Étienne e é o melhor marcador da equipa na Ligue 1.
De destacar também a exibição dos dois laterais do Gabão, Mouéle pela direita e Moussono pela esquerda, dois corredores de fundo que ofereceram muita profundidade.
Resta saber como responderá o Gabão nos jogos contra equipas mais maduras como Marrocos e Tunísia no entanto é de esperar que a equipa responda bem se manter esta intensidade competitiva.
Acredito inclusive que podemos estar na presença da equipa sensação do torneio.
Quanto à equipa do Níger, acabou por desiludir pois ao qualificar-se para a CAN deixando para trás Egito e África do sul esperava-se mais.
Acrescento que até ao momento é uma das selecções mais fracas da competição, em conjunto com a do Sudão.
Porém é justo salientar a exibição de dois jogadores, do capitão Idrissa Laouali e do avançado Moussa Maazou.
Tanto Laouali como Maazou batalharam bastante durante a partida, o primeiro protagonizou uma luta desigual no meio campo enquanto o segundo foi sempre a referência ofensiva da equipa e apesar de pouco apoio dos colegas conseguiu criar problemas à defensiva contrária.
Maazou tem 23 anos e actualemnte apesar de fazer parte dos quadros do CSKA de Moscovo, está emprestado aos belgas do Zulte Waregem.
Marrocos 1 - 2 Tunísia
No duelo da Àfrica do Norte foram os tunisinos a levar a melhor com um triunfo de 2-1.
Uma interessante primeira meia hora por parte dos marroquinos que com jogo de posse, personalizado pelos médios Kharja e Belhanda conseguiu criar boas oportunidades para finalizar. Chamakh foi perdulário e só isso impediu que Marrocos se adiantasse no marcador.
A Tunísia aproveitou e contra a corrente do jogo marcou através de um lance de bola parada.
Marrocos sentiu o golo inicial e o jogo a partir daí foi mais repartido. A Tunísiafoi uma equipa pragmática e através de um excelente jogada individual de Mskani, jogador que entrou no decurso da segunda parte.
Até final Marrocos ainda reduziu por intermédio de Kharja mas a derrota acabou por consumar-se. Esta derrota dos marroquinos oferece ainda mais pontos de interesse para a próxima jornada, sobretudo para o desafio Gabão - Marrocos.
Por aquilo que a selecção do Gabão apresentou os marroquinos não terão uma tarefa nada fácil para sair deste grupo com o apuramento, por outro lado a Tunísia deverá carimbar o passaporte para os quartos com uma vitória frente ao Níger.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...