Líbia 2 - 2 Zâmbia
Um jogo que espelhou bem o que de melhor e pior pode ter uma competição como a CAN.
A partida foi atrasada cerca de uma hora devido às péssimas condições do relvado, a chuva torrencial que se abateu sobre o Estádio Bata tornou o relvado quase impraticável mas mesmo assim o encontro desenrolou-se.
O terreno condicionou bastante as equipas que tiveram obrigatoriamente de fazer um jogo mais directo. Contudo apesar destes condicionalismos a partida foi emotiva, com golos e com alguns momentos caricatos, bem ao estilo africano.
A Líbia entrou a vencer com um golo de Osman Saad aos 5 minutos mas a selecção da Zâmbia respondeu bem e esteve melhor nos primeiros 45 minutos. O golo do empate demonstra a qualidade técnica daquele que é na minha opinião o melhor jogador da equipa, Rainford Kalaba.
Uma assistência fantástica de Kalaba para uma finalização de Mayuka que não ficou atrás e num pontapé acrobático estabeleceu a igualdade.
A segunda parte seguiu o mesmo rumo e em certa medida foi fotocopia da primeira.
Osman Saad adiantou de novo a Líbia no marcador aos 47 minutos e depois a Zâmbia voltou a ser melhor e chegou ao empate em mais um golo espectacular.
Mais um lance acrobático agora na assistência de Isaac Chansa para o golo de Katongo.
De facto esta selecção da Zâmbia pratica um futebol muito vistoso e em que os seus homens da frente se sentem muito à vontade dada a mobilidade que dispõe.
Além de Kalaba, também Katongo e Mayuka têm bastante qualidade e neste jogo em particular demonstrarm que podem vir a surpreender mais numa fase posterior da prova.
O 2-2 manteve-se até final mas a meu ver injustamente pois a Zâmbia merecia os três pontos.
Na equipa da Líbia os jogadores que mais deram nas vistas foram Osman Saad com os dois golos e também o bracarense Djamal, por tudo aquilo que batalhou no meio campo. A Líbia com este empate fica praticamente fora dos quartos de final.
Guiné Equatorial 2 - 1 Senegal
Uma enorme surpresa , o favorito Senegal fica eliminado ao fim de dois jogos enquanto que a Guiné Equatorial, a selecção número 151 do ranking FIFA , ficou desde já garantido com um lugar nos quartos final.
O jogo realizou-se no mesmo estádio que o Líbia - Zâmbia porém o relvado já apresentava algumas melhorias comparativamente com a partida anterior.
O Senegal modificou o seu sistema táctico para esta partida, depois da má experiência de alinhar com três avançados frente à Zâmbia, adoptou o 4-4-2 com a futura dupla do Newcastle Cissé e Ba na frente e os primeiros sinais foram prometedores.
Durante a primeira metade os senegaleses criaram imensas oportunidades e apenas a falta de pontaria impediu que chegasse ao intervalo em vantagem. A Guiné resistia como podia e tentava em termos ofensivos explorar a velocidade de Balboa.
Adivinhava-se que no segundo tempo o Senegal conseguisse materializar esse domínio em golos mas a selecção da Guiné Equatorial surpreendeu.
A exibição corajosa da equipa da casa permitiu-lhe que chegasse ao primeiro golo, golo esse que a defensiva senegalesa tem responsabilidades.
Um cruzamento que atravesse a grande área e que no segundo poste encontra Randy que cabeceia sem hipótese para Coundoul. Pouca agressividade da linha defensiva.
O Senegal reagiu bem e num lance de bola parada empatou por intermédio de Sow.
Era um mal menor para a equipa do Senegal mas já em tempos de desconto (90 + 3') o defesa direito Alvarez levou à loucura todo o público guineense que encheu o Estádio.
Um remate de fora da área consumou a surpresa e o Senegal estava fora da CAN.
Acaba por ser um pouco injusto face ao que o Senegal apresentou nesta partida mas o futebol tem destas coisas e talvez seja por isto tipo de imprevisibilidades que o torna um Desporto tão especial.
Desta forma a Guiné Equatorial está apurada e à Zâmbia fica-lhe apenas a faltar um ponto.
Primeiro choque desta CAN num dia recheado de emoções e golos, amanhã o Grupo B em acção com Angola a puder apurar-se se bater o Sudão.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...