Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012

CAN 2012 (dia 5): Guiné Equatorial assegura apuramento e Senegal diz adeus

Líbia 2 - 2 Zâmbia

 

Um jogo que espelhou bem o que de melhor e pior pode ter uma competição como a CAN.

 

 

A partida foi atrasada cerca de uma hora devido às péssimas condições do relvado, a chuva torrencial que se abateu sobre o Estádio Bata tornou o relvado quase impraticável mas mesmo assim o encontro desenrolou-se.

 

O terreno condicionou bastante as equipas que tiveram obrigatoriamente de fazer um jogo mais directo. Contudo apesar destes condicionalismos a partida foi emotiva, com golos e com alguns momentos caricatos, bem ao estilo africano.

 

A Líbia entrou a vencer com um golo de Osman Saad aos 5 minutos mas a selecção da Zâmbia respondeu bem e esteve melhor nos primeiros 45 minutos. O golo do empate demonstra a qualidade técnica daquele que é na minha opinião o melhor jogador da equipa, Rainford Kalaba.

 

Uma assistência fantástica de Kalaba para uma finalização de Mayuka que não ficou atrás e num pontapé acrobático estabeleceu a igualdade.

 

A segunda parte seguiu o mesmo rumo e em certa medida foi fotocopia da primeira.

 

Osman Saad adiantou de novo a Líbia no marcador aos 47 minutos e depois a Zâmbia voltou a ser melhor e chegou ao empate em mais um golo espectacular.

 

Mais um lance acrobático agora na assistência de Isaac Chansa para o golo de Katongo.

 

De facto esta selecção da Zâmbia pratica um futebol muito vistoso e em que os seus homens da frente se sentem muito à vontade dada a mobilidade que dispõe.

 

Além de Kalaba, também Katongo e Mayuka têm bastante qualidade e neste jogo em particular demonstrarm que podem vir a surpreender mais numa fase posterior da prova.

 

 

O 2-2 manteve-se até final mas a meu ver injustamente pois a Zâmbia merecia os três pontos.

 

Na equipa da Líbia os jogadores que mais deram nas vistas foram Osman Saad com os dois golos e também o bracarense Djamal, por tudo aquilo que batalhou no meio campo. A Líbia com este empate fica praticamente fora dos quartos de final.

 

Guiné Equatorial 2 - 1 Senegal

 

Uma enorme surpresa , o favorito Senegal fica eliminado ao fim de dois jogos enquanto que a Guiné Equatorial, a selecção número 151 do ranking FIFA , ficou desde já garantido com um lugar nos quartos final.

 

 

O jogo realizou-se no mesmo estádio que o Líbia - Zâmbia porém o relvado já apresentava algumas melhorias comparativamente com a partida anterior.

 

O Senegal modificou o seu sistema táctico para esta partida, depois da má experiência de alinhar com três  avançados frente à Zâmbia,  adoptou o 4-4-2 com a futura dupla do Newcastle Cissé e Ba na frente e os primeiros sinais foram prometedores.

 

Durante a primeira metade os senegaleses criaram imensas oportunidades e apenas a falta de pontaria impediu que chegasse ao intervalo em vantagem. A Guiné resistia como podia e tentava em termos ofensivos explorar a velocidade de Balboa.

 

Adivinhava-se que no segundo tempo o Senegal conseguisse materializar esse domínio em golos mas a selecção da Guiné Equatorial surpreendeu.

 

A exibição corajosa da equipa da casa permitiu-lhe que chegasse ao primeiro golo, golo esse que a defensiva senegalesa tem responsabilidades.

 

Um cruzamento que atravesse a grande área e que no segundo poste encontra Randy que cabeceia sem hipótese para Coundoul. Pouca agressividade da linha defensiva.

 

O Senegal reagiu bem e num lance de bola parada empatou por intermédio de Sow.

 

Era um mal menor para a equipa do Senegal mas já em tempos de desconto (90 + 3') o defesa direito Alvarez levou à loucura  todo o público guineense que encheu o Estádio.

 

Kily

 

Um remate de fora da área consumou a surpresa e o Senegal estava fora da CAN.

 

Acaba por ser um pouco injusto face ao que o Senegal apresentou nesta partida mas o futebol tem destas coisas e talvez seja por isto tipo de imprevisibilidades que o torna um Desporto tão especial.

 

Desta forma a Guiné Equatorial está apurada e à Zâmbia fica-lhe apenas a faltar um ponto.

 

Primeiro choque desta CAN num dia recheado de emoções e golos, amanhã o Grupo B em acção com Angola a puder apurar-se se bater o Sudão.

publicado por A.S às 00:15
link do post | comentar | favorito

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds