Zâmbia - Gana
Duas selecções que merecem plenamente a presença nesta fase da prova.
Tanto a Zâmbia como o Gana ainda não perderam e em termos qualitativos têm sido as equipas mais consistentes.
A Zâmbia é na verdade a grande surpresa da competição, uma equipa com um futebol muito vertical e que tem a "sorte" de dispor de dois jogadores acima da média, Katongo e Kalaba.
Uma palavra para o seu treinador, o francês Hervé Renard, que tem realizado um excelente trabalho e é sem dúvida um dos grandes responsáveis por esta campanha.
O jogo contra o Sudão não foi um dos melhores mas uma exibição q.b. bastou para garantir a qualificação. Segue-se o Gana e este jogo será o um grande desafio para esta selecção.
Sem uma exibição brilhante frente à Tunísia, os "Black Stars" conseguiram apurar-se no prolongamento graças a uma enorme oferta do guarda redes tunisino, um lance caricato que muitos definirão como sorte de campeão.
De facto a equipa do Gana não se tem superiorizado de forma contundente aos seus adversários mas nos momentos decisivos a experiência dos seus jogadores tem prevalecido.
André Ayew tem-se destacado dos demais, o jogador do Marselha tem sido a principal figura da equipa.
O jogo será de alta intensidade e apesar de se tratar de um típico duelo de "David contra Golias" acredito que vamos ter incerteza no resultado até final.
O Gana terá a iniciativa de jogo mas atenção às rápidas transições da Zâmbia com Kalaba e Katongo.
Prevejo uma vitória sofrida do Gana.
Prognóstico : Zâmbia 1 - 2 Gana
Jogadores a observar: As duas duplas , uma de cada lado, Katongo e Kalaba pela Zâmbia e Gyan e Ayew pelo Gana.
Costa do Marfim - Mali
Aguardava-se com muita expectativa o encontro entre Gabão e Costa do Marfim mas tal não vai suceder pois o Mali eliminou a equipa anfitriã.
Num jogo tal como eu previa muito equilibrado, a selecção do Mali acabou por ter mais sorte na lotaria das grandes penalidades e agora tem a possibilidade de discutir um lugar na final.
Como já referi em posts anteriores, esta selecção do Mali é uma boa equipa e num dia inspirado pode naturalmente vencer a Costa do Marfim. A glória francesa Alain Giresse é o seu treinador e jogadores como Seydou Keita e Maiga conferem muita qualidade ao seu meio campo e frente de ataque.
Frente ao Gabão, outro jogador do Mali destacou-se, o autor do golo Diabaté, foi fulcral para o apuramento da equipa, a sua entrada mexeu com o jogo e garantiu maior "peso" ao ataque maliano.
Já a Costa do Marfim cumpriu as expectativas, venceu com facilidade a Guiné Equatorial e mais uma vez Drogba foi decisivo.
Pelo rigor táctico que as duas equipas têm apresentado nesta CAN, é de se esperar um jogo algo fechado e com poucas oportunidades de golo.
Os "Elefantes" têm mais qualidade individual e isso deverá ser preponderante.
Jogo equilibrado em perspectiva mas com ligeira vantagem para a Costa do Marfim.
Prognóstico: Costa do Marfim 1 - 0 Mali
Jogadores a observar: Drogba e Seydou Keita, os dois "veteranos" têm sido peças preponderantes para as suas equipas.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...