Dado que o futebol catalão já é por todos conhecido, parece-me pertinente centrar mais esta análise na equipa do Leverkusen.
Como a maioria das equipas da Bundelsiga, o Leverkusen é um conjunto eminentemente ofensivo e que tem jogadores de qualidade na frente.
A dupla constituída por Kiessling e o jovem André Schurrle pode trazer problemas ao Barça, são dois jogadores bastante diferentes mas ambos com qualidades bem interessantes. Schurrle actua mais sobre as alas e faz uso da sua enorme velocidade enquanto Kiessling é um goleador que também sabe movimentar em zonas mais recuadas.
Na frente há ainda o suiço Derdiyok que é talvez o mais completo dos três avançados mas que se encontra lesionado e dessa forma será uma grande baixa para a equipa.
No meio campo, o Bayer opta normalmente por um duplo pivot com Rolfes e Lars Bender, dois jogadores algo lentos mas que têm uma boa capacidade de passe e uma enorme presença física nos duelos.
Existe a hipótese de jogar Ballack e na verdade não me espantaria que o treinador Robin Dutt reforçasse a zona central para fazer frente a Xavi, Cesc, Iniesta, Messi etc..
Já se sabe que o Barça chega a colocar cinco a seis jogadores na zona central e o reforço desta zona será fundamental para o Leverkusen discutir a eliminatória.
Em termos defensivos a equipa alemã apresenta algumas lacunas ao nível da velocidade, o quarteto não é constituído por jogadores muito rápidos e sabe-se que frente ao Barcelona tal pode ser fatal.
A primeira mão na Bay Arena deverá ser equilibrada, o Leverkusen é uma equipa forte em casa e nesta época em particular o Barça não tem sido uma equipa forte longe de Nou Camp.
Guardiola saberá do poderio atacante dos germânicos e acredito que no primeiro jogo o Barça também será algo cauteloso, a utilização de um sistema com três defesas estará posta de lado.
O Barcelona é mais do que favorito, tudo indica que passará, resta saber se o Leverkusen conseguirá complicar a tarefa dos campeões europeus.
O equilíbrio na eliminatória não deixa de ser uma possibilidade, e pode traduzir-se mesmo em realidade se o Barcelona não tiver uma atitude séria nas partidas.
Já se vislumbrou alguma soberanceria do Barcelona este ano e o facilitismo numa prova como a Champions pode pagar-se muito caro.
Previsão eliminatória: B. Leverkusen 20 % - Barcelona 80 %
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...