Final inédita da CAN, um dos principais favoritos, a Costa do Marfim, defronta a sensação do torneio, a selecção da Zâmbia.
A meia final com o Gana demonstrou uma nova faceta desta equipa da Zâmbia, mais contida e preocupada em defender a turma de Hervé Renard foi pragmática e aceitou a superioridade do adversário sem qualquer tipo de complexo.
O golo da vitória apontado por Mayuka surgiu no momento certo, aos 78 minutos, numa fase em que o Gana tinha acabado de substituir Asamoah Gyan e apresentava poucas soluções futebolisticas e anímicas para dar a volta.
Ao longo dos noventa minutos , o Gana foi superior, criou imensas oportunidades, inclusive até um penalty desperdiçado, contudo a capacidade de sofrimento dos "Balas de cobre" (nickname da selecção da Zâmbia) foi fantástica e apesar de não ter impressionado justificou a surpresa.
Destaque para o seu defesa central, Stophira Sunzu (Mazembe), é o pronto socorro da equipa e a sua estampa física assusta qualquer avançado.
Nesta final, a Zâmbia não deve mudar de estratégia, primeiro defender bem e numa segunda fase aproveitar a qualidade dos seus jogadores mais talentosos como Kalaba, Katongo e Mayuka.
A Costa do Marfim por sua vez ultrapassou a complicada equipa do Mali, com um golo fabuloso de Gervinho. Partida muito equilibrada, disputadíssima a meio campo e em que sobressaiu a qualidade do trio Zokora, Tioté e Yaya Touré.
Estes três jogadores são a base de sucesso dos "Elefantes".
Perspectivo uma final à imagem do que foi a meia final Gana - Zâmbia, maior iniciativa e posse de bola para a equipa de Drogba e um jogo mais na expectativa por parte da Zâmbia.
Naturalmente que um golo madrugador pode mudar as feições do encontro e nesse particular seria interessante verificar como a Zâmbia reagiria caso estivesse em desvantagem bem cedo.
Motivo de interesse também é o prémio de melhor marcador, Drogba, Mayuka e Katongo todos com três golos têm aqui a oportunidade de desempatar.
Prognóstico: Zâmbia 1 - 2 Costa do Marfim
Há quem fale numa final desequilibrada, é possível que tal venha a suceder mas por tudo aquilo que a Zâmbia já demonstrou sou obrigado a desconfiar disso.
Talvez já com alguns anos em atraso, a Costa do Marfim deverá consagrar esta geração de jogadores com um titulo colectivo, em certa medida é justo pois em termos individuais não existem muitas dúvidas que é a melhor selecção de África.
Jogadores a observar: Os capitães das equipas, Drogba e Chris Katongo, um deles terá a oportunidade de levantar o troféu.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...