Os encarnados estão de volta aos oitavos fina da Champions, desde de 2006 que não atingiam esta fase da prova e depois de uma fase de grupos bastante competente é legitimo para o Benfica sonhar com algo mais.
O adversário é o Zenit, uma equipa russa bem organizada que já eliminou o Porto mas que a nível individual fica a dever muito às águias.
A equipa de Jorge Jesus tem mais qualidade a nível individual e em termos colectivos é mais completa. Aliás, o facto dos russos não jogarem uma partida oficial à dois meses, deverá pesar nas contas finais.
O primeiro jogo em São Petersburgo será fundamental para o Zenit, os campeões russos terão a percepção que têm de vencer em casa pois não ir em vantagem para o jogo da Luz complica a sua missão.
Luciano Spalletti deverá apostar num 4-3-3, sistema que usou na primeira fase e que privilegia a posse de bola e também uma forte dinâmica dos seus jogadores. A lesão de Danny retira grande capacidade de improvisação do seu ataque mas atenção que existem outros jogadores perigosos como Kerzhakov, Lazovic e Bystrov.
No meio campo é Igor Denisov o primeiro organizador de jogo, posicionado à frente da defesa, este internacional russo é o pêndulo da equipa e seria importante anulá-lo. A colocação de Aimar no seu raio de acção deverá dificultar a sua tarefa.
A nível defensivo o Zenit é uma equipa consistente, com uma boa dupla de centrais, formada por Lombaerts e Hubocan (não acredito na titularidade de Bruno Alves), dois laterais de qualidade, Anyukov e Criscito, e um guarda redes muito experiente, Malafeev.
O Benfica por seu lado deverá voltar ao duplo pivot, com Matic e Witsel (Javi Garcia está lesionado) e não admiraria se Bruno César fosse titular na primeira mão.
Será importante marcar em São Petersburgo, Jorge Jesus saberá disso e acredito que tal vá mesmo acontecer. A força atacante das águias é impresionante, e homens como Rodrigo, Nolito e Cardozo serão ameaças constantes à baliza russa.
O Benfica pelo estado de graça que vive tem de ser considerado favorito para este confronto, uma exibição de qualidade na Rússia será a chave para o apuramento, e a segunda mão na Luz se a lógica imperar servirá para carimbar o passaporte para os quartos.
Relembro que o jogo da primeira mão não é à hora habitual da Champions, a partida realiza-se às 17 horas na próxima quarta feira.
Previsão eliminatória: Zenit 40 % - Benfica 60%
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...