Nesta ocasião vou destacar dois jogadores que estão a dar os primeiros passos no futebol senior e que têm-me impressionado particularmente nas últimas semanas.
Ryo Miyaichi (Bolton)
Actualmente existem muitos futebolistas nipónicos de grande qualidade, Kagawa (Dortmund) e Honda (CSKA) são as principais referências na Europa mas outros jogadores oriundos do Japão estão a destacar-se no futebol europeu.
É o caso de Ryo Miyaichi, um jovem de 19 anos que faz parte dos quadros do Arsenal mas que na presente temporada está emprestado ao Bolton e é ao serviço deste clube que as qualidades têm vindo à tona.
Miyaichi é um extremo que usa e abusa da velocidade, não tem qualquer receio em partir para cima dos adversários e é esta irreverência que o torna um jogador especial.
Ganhou com todo o mérito a titularidade no "aflito" Bolton e acredito que no futuro conseguirá também vingar ao serviço dos Gunners.
Além da sua velocidade o que também impressiona no seu futebol é a disponibilidade fisica que impõe em todos os lances, como a maioria dos jogadores japoneses a entrega ao jogo é um ponto forte e nesse capitulo Miyaichi nunca dá uma bola por perdida.
Com 19 anos tem ainda uma enorme margem de progressão, pode vir a amadurecer o seu jogo com Arséne Wenger e como sabemos quando toca a potencializar jovens talentos o treinador francês é especialista.
Adam Maher (AZ Alkmaar)
É a revelação da Liga holandesa 2011/2012, talento inegável e na presente época já conseguiu o extraordinário feito de afirmar-se como titular iniscutível da equipa líder do campeonato.
Maher tem origem marroquina mas deverá optar pela "laranja mecânica" num futuro próximo, é utilizado preferencialmente como médio centro mas a sua velocidade e drible permitem que surja nas faixas laterais com regularidade ao longo dos jogos.
Tem imensa qualidade ao nível do passe e os seus inúmeros recursos técnicos conferem também a capacidade fantástica de sair com faciliadade de situações de pressão.
Além disso também faz golos e considerando a sua boa consistência exibicional poderá adivinhar-se que não ficará no AZ por muito tempo.
Um jogador que estará certamente a ser seguido com muita atenção pelos principais clubes europeus.
. Villas-Boas nos Spurs, o ...
. A jornada dos grandes (16...
. As duas faces dos Citizen...
. Craques em destaque: Heun...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Análise Mundial 2014: Gru...
. Serie A: Quem desafia a J...