A magia da Champions está a chegar e que saudades já tinha dela.
Após longa pausa está de regresso a melhor competição a nível de clubes e com inúmeros motivos de interesse.
O super Barcelona prepara-se para defender o título e procura repetir um feito que não é alcançado desde de 89 e 90 pelo Ac Milan, sagrar-se Bicampeão europeu.
Será que a equipa de Pep Guardiola fará outra vez história?
A verdade é que o Barcelona pode já nestes oitavos de final ver candidatos ao título a ficar pelo caminho, embates como o Chelsea - Inter e o Man Utd – Milan prometem.
Existe também uma grande expectativa para ver como se sairá o FC Porto frente Arsenal e como o Real de Ronaldo e companhia enfrentará o teste frente ao Lyon.
Proponho-me a realizar uma antevisão de todas as eliminatórias mas vou também fazer um prognóstico em termos de percentagens. À imagem do que faz o fantástico Axel Torres da Marca, é um exercício algo arriscado mas penso que acaba por ser bastante interessante.
Lyon – Real Madrid
Comecemos pela eliminatória entre o Lyon de Lisandro Lopez e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo.
O Real Madrid tem péssimas memórias das visitas a Gerland, os merengues perderam em França por 3-0 em 2005 e por 2-0 em 2006, ambos os jogos para a fase de grupos.
Contudo estes resultados pouco contam, sobretudo se compararmos as equipas desses anos com as actuais.
O Lyon de 2005 e 2006 era bem melhor, o plantel agora orientado por Claude Puel é menos consistente, a defesa é mais frágil e o meio campo continua a sentir a ausência de Juninho.
Apesar disto não se pense que não há jogadores de grande valia no actual plantel ,existem e muitos.
Temos Lisandro, Gomis, Michel Bastos ,Pjanic, Kallstrom e César Delgado, todos eles jogadores de bom nível mas que tardam em conseguir constituir uma verdadeira equipa.
Já este Real é o melhor dos últimos anos.
Penso que se tem dado pouco valor ao trabalho desenvolvido por Pellegrini, o problema é que o Barcelona de Guardiola é tão espectacular que faz com que todas as outras equipas pareçam banais.
O 4-4-2 estabelecido pelo chileno é também na minha opinião o melhor sistema para conciliar Ronaldo e Káká, a equipa tem sido demolidora no Bernabéu com destaque para Higuain que está em grande forma.
No entanto a lesão de Pepe fragilizou o sector defensivo da equipa.
Face a tudo isto aposto que o Real Madrid passará com mais ou menos dificuldades, apesar de o Lyon ter uma palavra a dizer.
Lyon 25% – Real Madrid 75%