Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2013

As primeiras notas da época 13/14: Primeira Liga (Parte III)

Sporting


A última época foi de forma consensual a pior da história do Sporting Clube de Portugal. Sétimo lugar na Liga, eliminações precoces nas Taças nacionais e uma prestação horrível nas competições europeias. Três treinadores (Sá Pinto, Vercauteren e Jesualdo Ferreira), más exibições e uma massa adepta sem qualquer confiança.


Bruno de Carvalho chegou e esperavam-se mudanças, e felizmente estas aconteceram. Neste momento é possível visualizar uma estrutura de Futebol coerente que tem como rosto Leonardo Jardim. A aposta nos jovens da academia e uma melhor abordagem no mercado de transferências permitiu criar uma equipa competente e competitiva, que neste momento entusiasma todos os sportinguistas.



Valores emergentes como William Carvalho e Adrien, juntamente com boas contratações como Jefferson, Montero e Slimani permitem ao Sporting estar acima das suas capacidades reais. Com isto digo que o Sporting ainda não pode ser considerado como um verdadeiro candidato ao titulo. 


 

Jardim merece todos os elogios, as suas decisões táticas e o seu discurso eram exatemente o que o Sporting precisava, serenidade, realismo e competência, muita competência.


A questão que se coloca é a seguinte, até onde pode chegar este Sporting? 


Ponto 1: A profundidade do plantel diz que é dificil manter uma consistência de resultados positivos até Maio, por outro lado a ausência de competições europeias ajuda a gerir um plantel com menos recursos.


Ponto 2: A pouca experiência de alguns jogadores poderá pesar quando o rótulo de candidato for inevitável de negar. 


Ponto 3: O conhecimento dos adversários. O Sporting de inicio de época era uma incógnita tática, progressivamente as equipas adversárias percebem quais os pontos fortes da equipa leonina e este facto irá levantar muitas dificuldades na segunda volta.


Recordo o caso do primeiro Benfica de Jesus (09/10), numa primeira fase parecia impossível de travar aquela equipa mas numa fase posterior os adversários foram descobrindo quais as armas necessárias para combater o denominado "rolo compressor".


Uma coisa certa, para bem da Liga e do nosso Futebol, o Sporting deve continuar na luta pelo titulo o maior período de tempo possível.

publicado por A.S às 16:17
link | comentar | favorito

.arquivos

.tags

. todas as tags

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. A febre da Copa

. Villas-Boas nos Spurs, o ...

. A jornada dos grandes (16...

. As duas faces dos Citizen...

. Craques em destaque: Heun...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Análise Mundial 2014: Gru...

. Serie A: Quem desafia a J...

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub